Gostaria de compartilhar com meus colegas a oportunidade que tive ao acessar a TV FUTURA apresentando um documentário sobre a educação na Filândia e no Chile, foi um momento de reflexão devido as ações realizadas por esses dois países. Nesse momento destacarei a Filândia, e um dos pontos que me chamou atenção foi a formação que professores mestres recebem por dois anos para poder trabalhar as crianças com dificuldades de aprendizagem em outro turno (Filândia). Tudo é muito bem pensado, como atender essa criança desde o processo inicial da formação do professor, o ambiente onde vai ser desenvolvida as atividades e os materiais necessários para a concretização dos trabalhos. Outro professor sem a formação não tem a oportunidade de trabalhar numa sala dessa. Você percebe que não existe nada de extraordinário e sim muito comprimisso das políticas educacionais para com a educação. Um dos entrevistados colocou que a qualidade da educação está internalizado em todos que fazem a educação e isso se reflete nas políticas implantadas no país.
Dificuldades também aparecem, uma delas que foi destacada é a não formação continuada dos professores oferecida pela rede pública (Filândia).
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